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O Brasil, celeiro do mundo, deve grande parte de seu protagonismo no agro às feiras agrícolas.

Mais do que vitrines de tecnologia, são motores de desenvolvimento urbano, econômico e social, conectando produtores, empresas, acadêmicos, governos e comunidades.

Feiras que transformaram cidades e regiões

Agrishow (Ribeirão Preto/SP)
• 30ª edição em 2025 com recorde de R$ 14,6 bilhões em intenção de negócios e 197 mil visitantes, um aumento de 7% em relação à edição anterior.
• Considerada a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, é realizada desde 1994 e consolidou Ribeirão Preto como polo global do agro.

Tecnoshow Comigo (Rio Verde/GO)
• Na 22ª edição (2025), movimentou mais de R$ 10 bilhões em negócios e recebeu mais de 140 mil visitantes.
• Este impacto proporcionou R$ 90 milhões de incremento no comércio local e 100% de ocupação hoteleira em Rio Verde.

Bahia Farm Show (Luiz Eduardo Magalhães)
• Em 2024, a 18ª edição bateu recorde com R$ 10,949 bilhões em negócios e cerca de 111 mil visitantes.
• Em 2025, registrou 162.370 visitante, embora a organização não tenha divulgado os números de negócios.

Expointer (Esteio/RS)
• Realizada desde 1972, é a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Em 2024, recebeu 667 mil pessoas e movimentou R$ 8,1 bilhão, além de valorizar a cultura gaúcha.

Show Rural Coopavel ( Cascavel/PR)
• Desde 1989, reúne mais de 400 mil visitantes e movimenta cerca de R$ 7 bilhões em negócios, injetando R$ 200 milhões extras em serviços locais.

Expodireto Cortijal (Não Me Toque/RS)
• Realizada desde 2000, posicionou a cidade como “capital da agricultura de precisão”. Movimenta quase R$ 8 bilhões e atrai delegações internacionais, impulsionando o comércio e a hotelaria.

Agrobrasília (PAD/DF)
• Desde 2008, tornou-se a principal feira do Cerrado agropecuário, em 2025 registrou R$ 5,1 bilhões em negócios, fortalecendo Brasília como polo agroindustrial.

Agrotins (Palmas/TO)
• Desde 2000, consolidou-se como maior feira voltada ao agronegócio da região norte do Brasil. Em 2025, recebeu 192 mil visitantes e ultrapassou R$ 5 bilhões em negócios.

Rondônia Rural Show (Ji-Paraná/RO)
• Em sua edição de 2025, atraiu 446 mil visitantes e movimentou R$ 5,1 bilhões, impulsionando infraestrutura e serviços locais.

Showtec (Maracaju/MS)
• Realizada desde 1996, é a principal feira de Mato Grosso do Sul. No ano passado, atraiu 25 mil pessoas e movimentou R$ 600 milhões, projetando a cidade como referência no agro sustentável.

Goiás Business Show (GBS): o futuro em formação
A Goiás Business Show, em sua 3ª edição (2025), realizada em Aparecida de Goiânia (2ª maior cidade de Goiás), já demonstra força com diferenciais claros:

• 12 polos industriais, dos quais 70% são agroindustriais;
• Localização estratégica no coração do Brasil, cortada pela BR-153;
• Facilidade logística, próxima de grandes polos como São Paulo, Tocantins e Bahia;
• Integração com Goiânia, capital do agronegócio, com forte fluxo de recursos, empresas e multinacionais.

A GBS também se destaca por ser uma feira construída com parceiros engajados, dedicados e focados, mesmo com recursos limitados, resultando em resultados notáveis e reconhecimento crescente.

Potencial transformador e impacto social
Como outras feiras deram origem a polos agroindustriais, a GBS se projeta para:

• Elevar Aparecida de Goiânia no cenário nacional e internacional;
• Impulsionar economia local (turismo, serviços e hospedagem;
• Promover conhecimento via palestras, workshops, incentivo à agricultura familiar;
• Fortalecer integração com câmaras de comércios e embaixadas (México, Portugal, China, Argentina e outros;
• Estimular geração de empregos e arrecadação reginal;
• Oferecer espaço para “Mulheres do Agro”, destacando o empoderamento feminino como força vital e integradora.

Conclusão
As grandes feiras agro brasileiras são motores de transformação regional, elevando cidades ao protagonismo econômico. Hoje, a Goiás Business Show segue seus passos – com estrutura, compromisso público e privado e ambição – pronta para consolidar Aparecida de Goiânia como novo hub agroindustrial do Centro-Oeste.

A união entre poder público, instituições, empresariado e comunidade é a base para o crescimento sustentável do agronegócio nacional.

Por André Walker:
Graduando em Agronegócio, presidente da Comissão Organizadora da Goiás Business Show, Comendador, Filho de Goiânia, Cidadão Aparecidense e atuante no fortalecimento do Agronegócio e do Empreendedorismo em Goiás.

 

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